Pular para o conteúdo principal

Canon 7d ou 5d?

Aviso: Este post está defasado. Considero as duas câmeras ótimas câmeras fotográfica, mas se tratando de video existem bem melhores e mais baratas.

JM amigo e produtor me pergunta:

“...muito se fala que a 5d é bem melhor que a 7d por ser full frame... vc pode explicar melhor isso?”

Vou me ater ao modo de gravação de video desta câmera e já adianto que a resposta não é tão simples uma vez que cada câmera conta com suas vantagens e desvantagens para diferentes usos. Basicamente a canon 5d com seu sensor de 36x24mm é mais sensível à luz que a 7d com seu sensor APS-C (22,2x14,8mm).
Ao desenvolver um sensor, o fabricante deve optar entre colocar mais ou menos pixels por centímetro quadrado. Se optar por mais pixels terá maior definição e menor sensibilidade. Se optar por maior sensibilidade terá então que acomodar no mesmo espaço pixels maiores (mais sensíveis) porém em menor quantidade. Um sensor maior sempre possibilitará uma melhor relação definição x sensibilidade. Lembrando que como estamos nos referindo a uma imagem em HD cada frame no final será exibido com apenas 2 megapixel (1920x1080=2.073.600 = 2megapixel) não importando se a câmera tem cinco ou vinte megapixel.
Outra questão, o foco em sensores full frame é extremamente crítico com lentes a grandes aberturas como f 2 ou f 1.4 por exemplo. Para se trabalhar no modo video onde o movimento da câmera e do objeto podem pedir uma atualização constante do foco, ter uma imagem devidamente focada pode ser extremamente difícil, mais até do que por exemplo, em uma câmera de cinema no formato academy  35mm  cuja área do quadro (21,95x16mm) é bem próxima à dos sensores APSC (22,2x14,8mm) da canon 7d.
Por isso prefiro em muitos casos a adoção da canon 7d em detrimento da 5d, especialmente em nossas produções recifenses. Ainda precisamos treinar melhor nossos foquistas que na grande maioria sequer tiveram contato com foco em 35mm e por isso passam grandes dificuldades na hora do “pega pra capar” no foco das 5 e 7d. Para piorar a situação do foco nas HDSLR, as lentes normalmente encontradas em Recife são autofocus, voltadas para fotografia still portanto inadequadas para o ato de focar manualmente. Infelizmente ainda não inventaram um sistema de autofocus mais eficiente que o ser humano.
Na engenharia de lentes cinematográficas os mecanismos de foco são desenvolvidos para se obter maior facilidade e precisão no acionamento manual. Os assistentes de camera usam tabelas precisas de profundidade de campo, e sabem de antemão exatamente o que estará ou não em foco, independente de olhar no visor da câmera. Existe diferença até se o destino é telona ou telinha.
As câmeras 7d e rebel 550d tem sensores e distância de flange focus compatíveis com praticamente qualquer lente cinematográfica a partir do uso de adaptadores, o que não acontece com a 5d.
Por último mas não menos importante, a 7d grava em: 1920 x 1080 @ 24fps, 25fps, ou 30fps, 1280 x 720 @ 50fps ou 60fps, 640 x 480 @ 50fps ou 60fps. A 5d apenas em 1920x1080 @ 30fps, 640x480 @ 30fps. Recentemente a canon disponibilizou no seu site um firmware que permite que a 5d grave também em 1920x1080 @ 24fps.

Então não digo que uma é melhor do que a outra, digo que a 7d é mais user friendly, tem recursos a mais e é bem mais "em conta" do que a 5d. A 5d por sua vez permite fotografar à luz de velas com um pouco menos de ruído (grão) que a 7d, mas reze para estar em foco. A escolha é sua.
 Diferentes tamanhos de sensores
em relação ao full frame 35mm

Comentários

  1. Oi, Iuri.

    Com relação à monitoração na 5D, me parece que não é possível monitorar na própria CAM e num monitor externo ao mesmo tempo. Essa informação procede?

    Abs,

    Filipe Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Fala Iuri
    Vi teu blog hj. Grande iniciativa! Clareza nesses tipos de esclarecimentos técnicos é essencia e tu acertou em cheio.
    Parabéns pelo blog! Virei leitor assíduo.
    Posso te fazer uma pergunta? Sobre o smugle, aqueles problemas com as linhas verticais em pans. Nessas câmeras com CMOS de varredura as linhas verticais entortam muito. Você poderia explicar um pouco e dar dicas de como neutralizar ou desintensificar essa característica.
    grande abraço
    marcelo

    ResponderExcluir
  3. De fato Filipe, a solução pode ser usar dois monitores.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Lordelo,
    Este problema acontece porque a imagem se forma nos sensores CMOS a partir de uma varredura de cima para baixo de forma que a base do quadro é exposta com um pequeno atraso em relação ao topo. Tudo isso acontece em uma fração de segundos mas se o movimento de pan da câmera é rápido acontecerá que entre a exposição do topo à base do quadro, a câmera ou o assunto terá se deslocado lateralmente de forma que as linhas verticais terão uma inclinação pro lado contrário ao movimento. No cinema as pans rápidas são conhecidas por provocar um efeito de flicker na imagem de forma que se recomenda pans lentas. A solução até onde sei é diminuir a velocidade da pan.
    Também estou descobrindo agora as possibilidades desta câmera e para mim as boas qualidades superam os defeitos. Por exemplo, sensores CMOS, não produzem smear vertical.

    ResponderExcluir
  5. Ola...Gostaria de saber se existe a possibilidade de gravar audio, que nao seja ambiente com a 5D e com a 7D...Desde ja, agradeco...

    ResponderExcluir
  6. Se você estiver se referindo à possibilidade de conectar um microfone externo a essas câmeras, há sim. Existem vários acessórios de diferentes marcas que conectados à câmera permitem inclusive controle do nível de áudio.

    ResponderExcluir
  7. oi iuri, como vai?

    vi o curta A Casa dos Estranhos, e CHAPEI com a Fotografia, cara. Parabéns.

    óa, queria trocar idéia contigo, sou daqui de recife :p

    entre outras coisas (uma pergunta Técnica - a q segue) e outras sobre Fotografia em si, bora se falar aê, blz?

    a pergunta:

    cara, tenho uma nikon D300, mas tô tarado pela canon mark 2, q FILMA em full HD. a produdora (linda e querida :p) Manuela me disse q A Casa dos Estranhos foi feito com ela.

    pois é, cara... cadê a Nikon com uma câmera compatível em recursos e preços????????????????????????? :(

    tu tem notícia sobre isso, iuri?

    abs. se possível, responde pro meu email, osmmario@gmail.com

    valeu!

    ResponderExcluir
  8. Caro Osmário
    Obrigado pelo elogio. No curta Casa dos Estranhos usamos a canon 7d com lentes fixas Zeiss. Sem dúvida é uma excelente camera.
    A nikon tem sim uma câmera full HD chamada D3s, não tenho informação sobre novos lançamentos desta marca.
    abs

    ResponderExcluir
  9. valeu galera, ótimas informações,esclarecedoras! obrigado

    ResponderExcluir
  10. Oi Iuri,

    Sou editor da revista Filme Cultura. Gostaria de conversar com você via telefone sobre estas câmeras. Pode ser? Como posso te contatar? Estou pressionado pelo deadline!
    abs

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcelo, posso te informar o telefone se vc me enviar um e-mail diretamente para roberto.iuri@gmail.com
    abs

    ResponderExcluir
  12. Muito bom bom o blog parabéns virei frequentador !!!!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Thales, infelizmente estou encontrando pouco tempo para escrever.

    ResponderExcluir
  14. Olá, me chamo Flávio Mariano e estou precisando adquirir uma filmadora, entre as muitas que vi estou na duvida entre a 5D e 7D vi alguns trabalhos de documetarios de amigos meus feitos com a 5D e gostei muito da qualidade de imagem e troca de foco em relação ao objeto filmado, mas mesmo lendo as postagens continuo na duvida e um fator que nao pode ser ignorado é a diferença de preço entre as duas.
    Se puder me ajudar desde já deixo meus agradecimentos.
    abç.

    ResponderExcluir
  15. Caro Flávio, hoje eu não recomendaria a compra da canon 7d para captação de video. Existem modelos mais modernos eficientes e baratos. Sugiro que vc pesquise a canon 60D que com seu visor escamoteável é infinitamente mais ergonômica que a 7D além de não sofrer do problema de superaquecimento. Veja também a panasonic GH2, na minha opinião superior às câmeras da canon em vários quesitos. Pretendo publicar um estudo sobre a GH2 mas infelizmente tenho tido pouco tempo para postar no blog. Minha sugestão é que estude blogs como o de Philip Bloom (http://philipbloom.net/blog/)que tem testes comparativos entre todas elas.

    ResponderExcluir
  16. Eu creio q este review esta voltado pra uma função extra da camera e não para o que realmente importa "Fotografia" e neste quesito a 5D é superior, nas cores, qualidade de imagem, e redução de ISO.

    ResponderExcluir
  17. Eu diria que fotografia é algo bastante subjetivo e gosto especialmente de dizer que esta é atributo do fotógrafo, não da câmera. Utilizo regularmente tanto a 5d como a 7d e outras câmeras e de acordo com o estilo de produção diria que uma ou outra câmera pode ser mais interessante. Não percebo muito claramente essa superioridade da 5d nas cores. Quanto à sensibilidade, realmente em situações onde necessito de algo por volta de 1600 ISO a 5d é superior.

    ResponderExcluir
  18. Iuri, quando trabalha com a 5D vc trabalha tudo no Manual?
    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Preferencialmente, especialmente quando captando video caro Jonathas.

    ResponderExcluir
  20. Iuri,

    Mais um para te parabenizar pela iniciativa.
    Estava em dúvida sobre a resistência da 60D como segunda SLR de trabalho. Sinceramente fiquei bem empolgado com teus elogios sobre ela.

    Vi que a GH2 da Panasonic é muito boa também, mas gostaria de usar os acessórios e lentes da Canon.

    Adquiro a 60D na boa ( Trampos de MOf e pequenos corporativos... )??

    Desde já agradeço a atenção.

    Abs

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    obrigado pelo comentário. Estou devendo aos leitores deste blog atualizações deste post. Mas sobre a 60D não tenho nenhuma reclamação. Diferentemente da 7D, a 60D nunca apresentou comigo o problema do super aquecimento e pelo que tenho visto é bastante resistente. Estou usando atualmente uma GH2 mas esta câmera câmera além de muito difícil de encontrar no mercado, pede acessórios exclusivos para ela como é o caso da bateria. De qualquer forma para mim hoje a melhor DSLR é a panasonic GH2. Fico devendo um post sobre esta câmera.

    ResponderExcluir
  22. Olá,me chamo Nelson do Vale,estou iniciando como fotografo e gostaria de pedir uma grande sugestão,quero comprar uma câmera CANON,qual vc me indicaria,nada muito caro.

    ResponderExcluir
  23. Olá Nelson, depende basicamente de que tipo de fotografia deseja fazer e quanto dispõe para investir. A canon 5d mark II hoje tem um ótimo custo benefício e não fica muito a dever para a mark III.
    Quer saber, preocupe-se mais com as lentes que você pode adquirir, a partir delas você escolhe algum bom corpo de câmera, podendo ser até usado.

    ResponderExcluir
  24. para mim a 5d e a melhor camara do mundo .tenho duas e vou comprar maia um e sou dos Açores

    ResponderExcluir
  25. Olá! Tenho uma 7D e estou na dúvida se invisto em lentes ou se troco por uma 5D mark III. Trabalho muito com eventos e crianças. Poderia também, me dar umas dicas de objetivas? Obrigada
    Juliana

    ResponderExcluir
  26. Você faz video, foto ou os dois? Gosta de lentes tele-objetivas, grande-angulares ou normal? Sugiro que invista nas focais fixas mais luminosas que seu dinheiro possa comprar. Aprenda a fotografar com as mesmas (eu gosto das lentes normais, gosto de lentes antigas e gosto dos “flares” de algumas lentes). Se faz video também, que tal uma zoom manual, luminosa e com diafragma de abertura constante?
    A 7D é uma ótima câmera, mas se estiver mesmo decidida pela troca, pense que entre a MarkII e a markIII são praticamente 1500 dólares de diferença no preço, diferença esta que pode ser usada por exemplo para a aquisição de um bom tripé. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  27. Ola, estou começando como fotógrafo agora, mais nao comprei minha camera ainda que sugestão vc me dá? uma 7D ou uma 60D?

    ResponderExcluir
  28. Bom dia!
    As câmeras 7D e 60D tem sensor da tela ocular?

    ResponderExcluir
  29. Olá! Gostaria de dar uma câmera profissional pra minha filha, que está formando em audiovisual, qual você recomenda?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HDSLR (High Definition Digital Single Lens Reflex)

Vivemos uma revolução na produção audiovisual. Essa revolução está intimamente ligada ao desenvolvimento das câmeras chamada de HD-DSLR ou HDSLR. Objetos do desejo, as câmeras conhecidas como profissionais eram absolutamente inacessíveis a nós pobres mortais. A alcunha “broadcast” então, elevava seus preços à terceira potência. Grandes produtoras faziam delas suas principais peças de marketing: - Faça conosco, nós temos a Phony PQP2001b que custa cem mil dolares,  a mesma da Clobo [sic]. Hoje vejo a estupefação de produtores e diretores em torno dessas novas câmeras chamadas HDSLR. Procura-se minimizar suas vantagens comparando-as com antigas câmeras mastodônticas , caras e obsoletas. Mas eis que com a famigerada crise mundial, alguns fabricantes se viram forçados a lançar seus modelos populares de alta tecnologia e baixo preço que  já desenhavam em suas pranchetas. A idéia é, ao invés de vender cem câmeras que custam cem mil a unidade, vendo um milhão de câmeras por mil. Captou?

Sabíamos que esse dia chegaria...The Great Camera Shootout 2010

Mesmo sendo grande admirador da cinematografia em película, e tendo a sorte de ter realizado vários projetos neste suporte, estou bastante entusiasmado com estas novas tecnologias.  Neste documentário produzido pela Zacuto, cineastas, produtores, técnicos e diretores de fotografia se reúnem para um comparativo entre as HDSLR (Canon 1d mark IV, 7d, 550d e 5d, Lumix gh1, nikon d3s) e negativo 35mm kodak e fuji. Uma pena não existir uma versão com legendas mas mesmo assim vale uma conferida. http://www.zacuto.com/shootout CREDITOS: Produtor Executivo: Jens Bogehegn Produtores: Jens Bogehegn , Steve Weiss and Scott Lynch Diretor da Série Web: Steve Weiss Diretor de Fotografia: Robert Primes DP - Color Profiles: Philip Bloom Editor e designer gráfico: Daniel Skubal Digerati ( digital literati ): Gary Adcock Colorista: Ryan Emerson